quarta-feira, 31 de outubro de 2012

E a Disney agora é dona da "Força"



E em notícia bombástica a Disney anuncia a compra da Lucasfilm e um novo Star Wars para 2015.

E o que isso significa afinal?

Do ponto de vista dos negócios a única surpresa é a velocidade e a surpresa dos acontecimentos. na Hollywood esgotada de idéias e sedenta de franquias era só uma questão de tempo até alguém tentar se reapropriar novamente de Star Wars. Eu só achava que isso ia levar alguns anos. Engano meu.

Do ponto de vista do puro enterimento também é uma boa notícia. O universo de Star Wars tem um enorme potencial de histórias a serem contadas e isso abre a possibilidade de novos criadores explorarem esse universo sem a influência um tanto quanto deturpada de Lucas. É claro que ronda o espectro dos filmes infantis e família da Disney. Mas isso seria muito diferente do que tem sido feito ultimamente com Star Wars?

Mas do ponto de vista simbólico e emocional? O que significa?

Acredito que muitos fãs se sentiram traídos por essa atitude de Lucas. O criador de Star Wars sempre construiu para si a imagem de um homem que sozinho lutava contra as grandes corporações e estúdios para manter a sua visão criativa. Entregar seu legado para uma das maiores corporações capitalistas do cinema e do mundo com certeza vai contra essa posição.

Contudo, as atitudes de Lucas nos últimos anos já mostram que ele se tornou há muito tempo um executivo de estúdio como muitos outros, lançando produtos e mais produtos de Star Wars sem um nível mínimo de qualidade, como a coleção em blu ray, derivados que surgem da necessidade de manter a marca ativa e rendendo dividendos e nada com a necessidade de contar histórias (a fraca e desnecessária serie animada de Clone Wars).

Quando foi lançado em em 1977, Star Wars possui um forte componente mistico e misterioso que era "a força", que serviria de metáfora para deus ou qualquer outra força criadora do universo. O mistério em torno da "força" com certeza foi um dos grandes fatores para aura quase religiosa em torno da série.

No entanto, se observamos com atenção podemos perceber que Lucas não entende nada de metafilosofia e que a força é no final das contas para ele uma fonte misteriosa de poderes para seus heróis encapuzados. Existem insinuações que fazem alguns fãs imaginar qual seria o significado de tudo. Mas a verdade é que a força só adquiriu contornos metafísicos em "O Imperio Contra Ataca" graças ao roteirista Lawrence Kasdam e o diretor Irvin Kersner, que eram budistas.

Assim, nada mais natural que os super-herois de George Lucas se unam ao estudio que possui os outros grandes super-herois. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário